quinta-feira, 20 de março de 2014

EDUCAÇÃO ESCOLAR DE PESSOAS COM SURDEZ


A partir da visão dos direitos humanos do conceito de cidadania fundamentado no reconhecimento das diferenças e na participação das pessoas. Diante de tantos debates e discussões a surdez marca a homogeneização, ou seja a eliminação das diferenças existentes entre os seres humanos ao defender uma sociedade de iguais.É possível percebemos os avanços existentes e significativos em favor da educação das pessoas com surdez.
Ao longo da história da humanidade se tem relatos que as pessoas om surdez eram vistas com indiferença. Nos últimos anos surgiram muitos teorias e estudos sobre o desenvolvimento pleno dos potenciais cognitivos lingüísticos emocionais e sociais desses indivíduos.Devido a  dificuldade do surdo em adquirir uma linguagem nos primeiros anos reflete em seu desenvolvimento mental, emocional e na interação social,pois muitos deixam de enfrentar escolas,pois não mais se adptarem a língua de sinais, usarem gestos.Mesmo com a proposta Bilingue, é um direito da pessoa surda, mas é negado nas escolas e no contexto em que vive .As opções que se tem na sociedade, é o oralismo puro e a gestualidade. O que se acorda e que as escolas, deve ter na sua proposta em ampliar, adquirir o direito do uso do Bilingue para os alunos com surdez , e que deve ser urgente a aplicação, para que possa mudar o perfil da educação no Brasil.
Considerando o contexto que as pessoas com surdez, não possuía conhecimento sobre surdez e ao mesmo a família, tem a necessidade de participar das políticas.
Em uma perspectiva para avançar em uma ação política, cultural, social e pedagógica em defesa as pessoa com surdez, nas escolas comuns, a educação bilíngüe-Língua Portuguesa/LIBRAS, desenvolve o ensino escolar na Língua  modalidade escrita para alunos da escola, os avanços do tradutor/interprete de Libras e Língua Portuguesa ensino da libras para os alunos da escola.
A modalidade Bilíngue é uma proposta de ensino usada nas escolas que buscam possibilitar aos educandos surdos acesso as duas língua no contexto escolar.
Para Goldfeld (2002, p.38), o bilinguismo tem como pressuposto básico que:

O surdo deve ser bilíngue, ou seja deve adquirir como língua materna  a língua de sinais , que é considerada a língua natural dos surdos e,  como segunda língua , a língua oficial de seu país[...] Os autores ligados ao Biliguismo percebem o surdo de forma bastante diferente dos  autores oralista e da Comunicação Total. Para os bilinguistas, o surdo não precisa almejar uma vida semelhante ao ouvinte, podendo assumir sua surdez.                   

QUAL O PAPEL DA ESCOLA E DA PRÁTICA PEDAGÓGICA?
Toda a escola deve ofertar material didático acessível para os alunos com PS, imagens, libras. Ferramentas de comunicação com recursos e serviços que ajudem a  possibilitaram a leitura eliminando  barreiras  a aprendizagem.
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA PESSOAS COM SURDEZ –AEE PS
É importante situarmos historicamente com as pessoas com surdez , passam a usufruir os direitos, dentre eles o direito à aprendizagem com igualdade de condições de acesso aos conteúdos curriculares e ao conhecimento. As pessoas com deficiência se reposicionam socialmente a partir da tomada de consciência.
A Declaração dos Direitos Humanos (1948). Essa convenção vem então a afirmar: “A universalização a indivisibilidade, a interdependência e a relação de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais, bem como a necessidade de garantir  que as pessoas com deficiência os cercam plenamente, sem discriminação”. (Art. 24. Pag., 114).
 Dentre esse direitos está o direito à educação. A aprendizagem em um sistema educacional inclusivo promovendo o seu desenvolvimento. O AEE PS, deve assegurar que é preciso garantir e receber apoio para eliminar as barreiras à educação. Está posta pelo ambiente escolar.
As relações devem acontecer pra que haja compreensão e entendimento e também a comunicação. Nesse cenário o que mudou? Foram as ações, garantindo o Atendimento Educacional Especializado o desenvolvimento profissional, existe ainda a falta de professores qualificados, porém buscar o recurso do uso de Libras. A metodologia aplicada no AEEPS, vivencia em levar o aluno aprender a aprender, pois favorece o aluno, numa abordagem bilíngue.
Nessa direção, pensar a pessoa surda requer pensar em possibilidade o acesso a construção do conhecimento, pois a  PS, tem as necessidades igual aos outros. Portanto a potencialidade em aprender também e a mesma.
REFERÊNCIAS
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Caderno de educação especial: a alfabetização de crianças com deficiência: uma proposta inclusiva. Brasília: MEC, SEB, 2012.

SILVA, Katiene Symone de Brito Pessoa da.  Inclusão escolar de alunos com surdez: módulo didático 6. Natal/RN: EDUFRN, 2011.

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