O Que É Tecnologia Assistiva ?
Para quem não conhece, a tecnologia assistiva (TA) consiste em recursos que proporcionam acessibilidade a pessoas com necessidades especiais. A criação de tal termo é oriunda de um movimento de inclusão social voltado aos portadores de deficiência, o que inclui um conjunto de recursos e serviços destinados à ampliação de habilidades funcionais. Em termos gerais, a origem da tecnologia é a de facilitar alguns processos na vida, como o transporte – veículos -, a alimentação – talheres e copos -, a comunicação – linguagem, celular, internet.
Então, a TA é destinada a um grupo seleto e pode ser percebida como redução dos limites impostos por deficiências funcionais impostas por situações circunstanciais e/ou pelo envelhecimento. Dentre os objetivos gerais da TA, estão a promoção da independência, o aumento da qualidade de vida, a inclusão social. De modo mais específico, podem ser citadas algumas áreas de utilização da TA:
- Vida Diária: o auxílio é tido em materiais e produtos que facilitam atividades de rotina. Alimentação, vestir-se, banho, necessidades fisiológicas, manutenção da residência.
- Comunicação: recursos que proporcionam a capacidade de expressão e recepção de mensagens em indivíduos limitados por mudez ou surdez. Tais recursos podem ser eletrônicos ou analógicos. Exemplos: pranchas de comunicação, vocalizadores e aplicativos digitais.
- Acessibilidade ao computador: equipamentos de entrada e saída (síntese de voz, Braille), auxílios alternativos de acesso (ponteiras de cabeça, de luz), teclados modificados ou alternativos, acionadores, softwares especiais (de reconhecimento de voz, etc.), que permitem as pessoas com deficiência a usarem o computador.
Pulseira De Pesos
Alguns alunos com sequelas de paralisia cerebral têm o tônus muscular flutuante (atetóide), fazendo com que o processo de digitação se torne lento e penoso, pela amplitude do movimento dos membros superiores na digitação. Um recurso que utilizamos é a pulseira de pesos que ajuda a reduzir a amplitude do movimento causado pela flutuação no tônus, tornando mais rápida e eficiente a digitação. Os pesos na pulseira podem ser acrescentados ou diminuídos, em função do tamanho, idade e força do aluno.
Ótimo seu trabalho colega, adorei.
ResponderExcluirParabéns jozenilda pelo seu recurso muito importante pois possibilita que as pessoas com deficiência tenha acesso a tecnologia e sejam inseridas nas atividades educativas e no contexto social. Valeu ótima escolha.
ResponderExcluirNão conhecia esse recurso,muito significativo para o aluno, pois possibilitará o acesso do mesmo ao computador. Parabéns ela informação sobre o recurso e pelo blog está lindo! Bjs!
ResponderExcluirEste recurso vai contribuir muito para a inserção do aluno com deficiência no mundo digital e do trabalho.
ResponderExcluirParabéns!