Débora Mikaele Fernandes Felipe-
Areia Branca/RN 24/04/2013
Indiscutivelmente
um curso à distância ainda não é muito bem visto, pois o contato físico entre
professores e alunos, é entendido como algo significativo e essencial, para uma
aula proveitosa, enquanto que à distância seria uma aula mal ministrada, para
alunos acomodados.
Nós
mesmos como educadores que somos, que até aqui (no meu caso), não tivemos
nenhuma experiência em participar de cursos à distância, nos sentimos um pouco
inseguros. Os recursos, as metodologias, todo o ambiente em si, ainda é tudo
muito novo, dessa forma, esperamos que seja tudo aquilo que almejamos- aulas
proveitosas à distância ou nos encontros presenciais, com alunos e professores
comprometidos.
Os
desafios são muitos, pois é necessário que todos os envolvidos estejam
conscientes de que precisam cumprir seu papel de forma séria e comprometida, de
que precisam estar sedentos em compartilhar conhecimento, de forma que todos
sejam mutuamente beneficiados. E que, não é por causa da falta de contato
físico, que não poderá haver a interação necessária para um melhor
aproveitamento, da proposta de ensino.
A
ausência do professor no momento que se tem alguma dúvida, é algo bastante
desesperador, pois muitas vezes, não conseguimos colocar no papel aquilo que
pensamos. Sentimos dificuldades em algumas situações de expressar-nos através
da escrita devido clareza de ideias, o
que no caso do curso à distância pode ficar limitado. Isso nos leva a ler e
reler com cuidado tudo o que é solicitado, para que depois não venhamos a ser
prejudicados, já que não teremos o professor ali do nosso lado no momento do
questionamento.
Os
desafios existem, mas o desejo de aprender superam as dificuldades que possam
surgir ao longo do curso, juntos caminhando com os mesmos propósitos venceremos
todos, certos de que concluída a formação, estaremos contribuindo para um
melhor desenvolvimento dos nossos alunos com necessidades educacionais especiais. Um pouco de humor é sempre bom.
Nenhum comentário:
Postar um comentário